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Os temidos algoritmos do Google, quem nunca ouviu falar? Entre os profissionais de marketing digital, esse assunto é sempre uma boa pauta para longas conversas e discussões. Isso porque, é a partir deles que o crescimento orgânico de um site acontece.
Ao contrário do que se imagina, trabalhar com SEO está longe de ser uma tarefa estática, já que as atualizações dos algoritmos são constantes e, estar atualizado a elas é o primeiro passo para quem quer estar no topo das buscas. Além disso, não basta usar meia dúzia de técnicas e esperar a mágica acontecer. Para os motores de buscas identificarem um bom conteúdo e elevar a posição, são considerados mais de 200 elementos.
Se você não sabe do que estamos falando, ou quer saber mais sobre a influência dos algoritmos do Google para SEO, esse artigo vai te atualizar e te dar dicas de como produzir conteúdos pensando na experiência do usuário e na leitura dos robôs dos sites de busca.
Continue a leitura e entenda por que é tão importante acompanhar os algoritmos do Google para SEO e o que é fundamental dentro de uma estratégia de conteúdo. Acompanhe!
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Afinal, o que são os algoritmos do Google?
Muita gente fala deles o tempo todo, mas no fim das contas, o que são esses famosos algoritmos?
Basicamente, um algoritmo é uma sequência de operações que segue uma lógica à risca para que chegue a um objetivo pré definido. Para o Google, os algoritmos tem como objetivo entregar respostas para os usuários de forma cada vez mais eficiente e rápida.
Com o foco na experiência do usuário, o Google programa seus robôs para fazerem uma varredura entre os sites e encontrar quais respondem a pergunta do usuário de forma mais completa, e assim, cria um ranking distribuído entre as posições das inúmeras páginas de resultados após a busca.
Como os algoritmos funcionam?
O Rankbrain, como é chamada a atual versão dos algoritmos do Google, funciona por meio de inteligência artificial seguindo o conceito de machine learning. Com ela, o processamento das informações e a geração de novos dados é feita por máquinas, dispensando a presença humana para que haja interpretação de texto e identificar se o conteúdo é de fato relevante para o usuário.
Os fatores de ranqueamento levam em consideração 3 pilares importantes conhecidos como EAT: Expertise, Authoritativeness e Thrust, ou seja, expertise, autoridade e confiança. Isso quer dizer que, para todo conteúdo que você for publicar, é preciso pensar em como fortalecer esses pilares a partir de relevância e qualidade.
São mais de 200 elementos considerados naquela fração de segundo entre digitar a pergunta e apertar o enter. Porém, existem ações fundamentais que devem estar sempre presentes no seu texto para que o Google entenda que o conteúdo pode responder a pergunta do usuário de forma satisfatória. Veja quais são:
Conteúdo
O primeiro passo é tratar o seu conteúdo como chave principal da estratégia de SEO. É ele que dirá aos algoritmos do Google se a pergunta do usuário será respondida com qualidade e relevância. Por isso, invista em produzir conteúdos que atendam as dores da sua persona de maneira direta sem esquecer dos 3 pilares EAT.
Volume de palavras
Há quem defenda que para um texto ser de fato relevante é preciso trabalhar com um alto volume de palavras. Porém há controvérsias. Um texto de 2000 palavras, por exemplo, tem grandes chances de responder qualquer dúvida com maestria. Um artigo de 500 palavras também. O que queremos dizer é que, o importante é que o conteúdo seja relevante e de qualidade para o usuário final. Um texto longo e que dá muitas voltas para entregar o que o usuário está procurando pode ser menos qualificado do que um artigo menor e que responde o que o usuário precisa naquele momento.
Palavra-chave
Realizar uma pesquisa de palavras-chave antes de começar a escrever é fundamental para entender o comportamento do usuário. Com isso em mãos, o conteúdo deve utilizar os termos de forma estratégica e cautelosa. Até porque, o excesso do uso de palavras-chave pode ser caracterizado como black hat e proporcionar o resultado contrário. Por isso, use as palavras-chave ao longo do texto de forma natural, além de variações de long tail e outros sinônimos. Lembre-se que agora os algoritmos do Google são ótimos em interpretação de texto e reconhecem esse tipo de utilização de forma positiva. Ah! Não se esqueça de usar as palavras-chave no título e na URL, por exemplo, isso conta pontos a favor do seu SEO.
Atualização dos conteúdos
Páginas que estão publicadas a mais tempo apresentam maior credibilidade com os algoritmos do Google. Pensando nisso, uma ótima maneira de potencializar a sua estratégia é revisitar conteúdos antigos, otimizá-los e atualizá-los. Periodicamente, os robôs do Google fazem novas varreduras pelas URLs analisando se os conteúdos se mantém relevantes. Por isso, é crucial estar atualizado com as mudanças nos algoritmos e na atualização dos conteúdos.
Estratégia de link building
Criar uma estratégia de link building é um fator de grande importância para o SEO de um site. Ter outros sites de autoridade maior que a sua apontando para a sua URL, indica aos robôs que os seus conteúdos são de qualidade e merecem um lugar mais favorecido no ranking. Mas antes de começar a trocar backlink sem critérios, entenda quais são os sites que podem te favorecer e enriquecer o seu conteúdo, até porque, utilizar backlink de páginas com baixa relevância pode prejudicar a sua estratégia.
Ficou claro a importância de acompanhar as atualizações dos principais sites de busca? Esses são só algumas dicas de como fortalecer os seus conteúdos para que os algoritmos do Google o identifiquem como uma boa opção para o usuário e priorize o seu site nas primeiras posições de forma orgânica.
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