Não é novidade que a alta taxa de abandono de carrinho é um desafio enfrentado pelo setor de e-commerce. Segundo o estudo feito pela Barilliance, a taxa média global de carrinho abandonado no comércio digital é de aproximadamente 77,73%.
Se por um lado você pode ficar mais aliviado de que esse não é um problema particular do seu e-commerce, por outro, é mais do que urgente aplicar medidas para diminuir essa taxa e transformá-la em conversão final, até porque, você tem um público engajado e interessado no fundo do seu funil e, abrir mão dele definitivamente não pode ser uma opção.
Esse também é um calcanhar de Aquiles na sua loja? Se a resposta for sim, a gente imagina que você já deva ter tentado algumas ferramentas para te ajudar a minimizar esse cenário. Mas além da ferramenta, é preciso entender o que leva esse comportamento a ser tão presente no comércio online.
Escrevemos este artigo para te ajudar entender porque as taxas de carrinho abandonado são tão altas e como uma boa ferramenta pode te ajudar a resolver esse desafio.
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Alta taxa de carrinho abandonado: Por que as pessoas deixam de comprar?
Existem inúmeros fatores que podem influenciar a jornada de compra de um cliente no e-commerce. Mas alguns padrões se repetem e mandam um sinal de alerta para quem quer reduzir o abandono de carrinho de uma vez por todas. Listamos abaixo os principais deles para te ajudar a entender o panorama geral do mercado e comparar com a realidade da sua loja:
Principais motivos para abandono de carrinho
- Prazo de entrega muito longo
- Frete alto
- Problemas de usabilidade
- Distração do consumidor
- Indecisão
- Valor mínimo para frete grátis
- Problemas técnicos
- Falta de segurança
- Checkout longo ou complicado
- Valor final mais alto que o esperado
- Formas de pagamento muito limitadas
Todos esses pontos podem e devem ser trabalhados individualmente para contribuir na redução da taxa de carrinho abandonado. Até porque, de nada adianta ter uma caixa de ferramentas poderosa se a lição de casa não for feita antes.
Mas, não se engane. Poder contar com uma boa ferramenta contra o abandono de carrinho vai te ajudar a ter menos carrinhos abandonados e, consequentemente, mais vendas.
we.tools: a ferramenta para diminuir as taxas de carrinho abandonado da we.digi
Desenvolvida pela equipe de tecnologia da we.digi, a we.tools é uma plataforma que tem como objetivos resolver as principais dores de quem trabalha com e-commerce, por exemplo, a recuperação de boleto, integração com Google Shopping e Facebook via API e XML e recuperação de carrinho abandonado.
Com esses recursos, é possível evitar os problemas mais comuns na gestão de um e-commerce, como a ruptura de estoque, ruptura de preço, status de pedido não sincronizado, expiração de produtos no Google Shopping por falta de atividade e perda de venda por abandono de carrinho.
Esse último recurso, além de oferecer mais flexibilidade para gerar os templates de mensageria, também proporciona mais facilidade na hora de montar a régua de comunicação para complementar a estratégia de recuperação, possibilita que novos cupons de desconto sejam inseridos e permite o download das informações capturadas, facilitando as novas análises para tomadas de decisão mais estratégicas.
Para saber mais sobre a we.tools e como ela pode te ajudar a diminuir as taxas de carrinho abandonado do seu e-commerce, fale com a nossa equipe e saiba como fazer um teste grátis no seu e-commerce.
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