Um grupo multimarca pode enfrentar diversos desafios, isso porque, marcas tão diferentes possuem públicos, produtos, gestões e condições completamente distintas. Porém, embora cada marca tenha sua autonomia, o controle feito pela holding é fundamental para entender cada movimentação das marcas do grupo.
O Grupo Alpar passou exatamente por essa situação com as submarcas US Polo e La Martina, duas grandes marcas do varejo que necessitam de autonomia gerencial no e-commerce, mas sem sair do guarda-chuva central da holding Alpar.
Veja como a equipe we.digi solucionou esse desafio utilizando a estrutura de marketplace da VTEX com a plataforma VTEX IO.
Case Alpar: US Polo e La Martina
Sobre o cliente
A Alpar é uma holding que atua em diferentes ramos, como calçados, confecções e artigos esportivos desde 1997. Ao longo dos anos, várias marcas foram incorporadas ao portfólio, como US Polo, La Martina, Nike, Adidas, Lacoste, Havaianas, Champion, Straye, entre outras.
O desafio
Reconhecida como a maior operadora de marcas líderes do país, a Alpar, mais do que nunca, busca ter maior controle sobre as marcas do grupo, sem interferir na autonomia que cada uma necessita para atuar em diferentes formatos de venda, como o e-commerce, por exemplo.
Sabendo disso, a empresa identificou o desafio de centralizar a gestão dos dados das marcas US Polo e La Martina em um único ERP para facilitar o controle, porém, sem interferir na atuação independente e com autonomia das marcas varejistas.
O desafio apresentado nesse cenário era encontrar maneiras de enviar todos os dados necessários para um ERP centralizado, evitando compartilhamento de informações, acessos e rotinas de ambas as marcas.
A solução
Utilizando a estrutura de marketplace, a equipe de tecnologia da we.digi inovou em inverter a lógica de alimentação dos dados. A partir de três accounts independentes, a conta da Alpar foi configurada como seller para atuar como holding controladora, centralizando informações de produto, estoque, logística e pagamentos para distribuir os dados referente a US Polo e La Martina para outras 2 accounts configuradas como marketplace.
Com essa configuração, a administração das contas de US Polo e La Martina podem ser feitas separadamente, de forma organizada e independente. Por outro lado, a conta da Alpar pode acompanhar detalhadamente as movimentações de ambas as lojas em um ERP centralizado.
Ao contrário da opção de Conta Franquia que também possibilita a administração de outras contas, a estrutura de marketplace invertida utilizada pela we.digi não corre o risco de ter as informações das sub marcas compartilhadas entre si, ou de limitar a autonomia que cada loja necessita, já que não herda todos os dados como a conta franquia.
Utilizar a estrutura de marketplace invertido também possibilitou a utilização de recursos para a atuação de Omnichannel das submarcas. Isso porque, com o plano de expansão de cada loja, a necessidade de implantar soluções multicanal também se tornou uma necessidade, porém, por se tratar de marcas completamente distintas, a velocidade e planejamento de expansão também não são lineares. Dessa forma, possibilitar que cada marca ative recursos para omnichannel de forma independente também era um dos desafios e que foi solucionado com a estrutura de marketplace invertido.
Com ambientes independentes, cada marca ganhou autonomia para o gerenciamento das operações online e possibilidade de implementação omnichannel. Além disso, com essa separação, a performance de cada marca também pode ser trabalhada de forma independente, já que cada uma possui um XML único que pode ser utilizado separadamente. Tudo isso, sobre o controle da holding, que alimenta cada account com suas devidas informações, gerando dados independentes, facilitando a gestão geral do grupo.
O resultado
Com a estrutura de marketplace da VTEX e com a inovação da inversão da administração utilizada pela we.digi, a Alpar passou a ter controle absoluto das contas das submarcas US Polo e La Martina, sem tirar a autonomia das marcas varejistas.
Essa estrutura oferece maior capilaridade para que o varejista administre de forma independente, sem afetar a operação, a performance, o layout e a API, mas com toda eficiência para a hub controlar em um único local.