Começo de ano é sempre um ótimo momento para analisar todas as datas importantes do calendário e-commerce e avaliar quais são os principais eventos que merecem destaque para o setor e, principalmente, para a marca.
Assim como você já deve ter percebido, todos os dias é dia de alguma coisa que pode ser celebrado e trabalhado comercialmente, desde que haja alguma relação com o seu negócio. Porém, vamos combinar que mais importante do que participar de todas as datas sazonais do calendário é saber definir quais podem proporcionar os melhores resultados de acordo com os objetivos estipulados para a ação.
Sendo assim, nada melhor do que poder consultar as principais datas do calendário e-commerce em um único lugar e checar quais valem a pena fazer parte da estratégia deste ano. Quer saber quais são? Continue a leitura e confira!
O calendário e-commerce 2023 dividido em trimestres
Muitas empresas costumam planejar suas ações sazonais dentro do planejamento anual da loja. Porém, na realidade, não é muito difícil encontrar e-commerces que preferem fazer esse plano em períodos mais curtos, por isso, dividimos os eventos do calendário e-commerce desse ano em trimestres para te ajudar a entender o peso de cada data e avaliar como adequar na sua estratégia.
Calendário e-commerce – 1º trimestre
De janeiro a março acontecem alguns eventos que podem ser bastante explorados pelas lojas online e que, de forma geral, fazem parte de um período de planejamento. Saldões, queimas de estoque, campanhas de férias e volta às aulas são comuns de acontecer neste trimestre, por isso, além de checar os grandes eventos, é importante ficar de olho no comportamento de compra e necessidade do seu público para criar campanhas que conversem diretamente com quem está te ouvindo.
Veja a seguir as principais datas sazonais do primeiro trimestre de 2023:
01 de janeiro: Confraternização Universal
14 de fevereiro: Valentine’s Day
18 de fevereiro: Sábado de Carnaval
19 de fevereiro: Domingo de Carnaval
20 de fevereiro: Segunda de Carnaval
21 de fevereiro: Carnaval
22 de fevereiro: Quarta-feira de Cinzas
08 de março: Dia da Mulher
15 de março: Dia do Consumidor
20 de março: Início do Outono
- Vale lembrar que existem outras datas que podem ser interessantes para o seu negócio nesse período, como o Dia do Leitor (07/01), Dia do Fotógrafo (08/01), Dia do Cabeleireiro (19/01) e Dia do Publicitário (01/02), por exemplo. Por isso, além das datas gerais, vale ficar atento às possíveis oportunidades que o calendário pode oferecer para o seu negócio.
Calendário e-commerce – 2º trimestre
Depois dos primeiros três meses do ano, o mercado começa a aquecer um pouco mais, trazendo eventos que tendem a movimentar o comércio. Por isso, além de planejar muito bem as suas campanhas, esteja certo de que o seu backoffice também estará pronto para atender a essas demandas, como estoque, plataforma e logística.
Veja a seguir as principais datas sazonais do segundo trimestre de 2023:
07 de abril: Sexta-feira Santa
09 de abril: Páscoa
28 de abril: Dia do Frete Grátis
01 de maio: Dia do Trabalho
14 de maio: Dia das Mães
25 de maio: Dia do Orgulho Nerd
12 de junho: Dia dos Namorados
21 de junho: Início do Inverno
- Lembre-se que além dessas datas, também existem outras que podem ser altamente potentes para o seu nicho, como: Dia do Beijo (13/04), Dia Mundial do Livro (23/04), Dia do Churrasco (24/04), Dia de Star Wars (04/05), Dia da Família (15/05) e Dia do Hambúrguer (28/05), Dia de São João (24/06) e Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28/06), por exemplo.
Calendário e-commerce – 3º trimestre
Metade do ano já aconteceu, mas tem outra metade inteira para fazer novas oportunidades. Por isso, aqui é um bom momento para avaliar o que funcionou e o que merece alguns ajustes para as próximas grandes sazonalidades do ano.
Veja a seguir as principais datas sazonais do terceiro trimestre de 2023:
15/07: Dia do Homem
20/07: Dia do Amigo
26/07: Dia dos Avós
13/08: Dia dos Pais
03/09: Início da Semana do Brasil
06/09: Dia do Sexo
15/09: Dia do Cliente
23/09: Início da Primavera
30/09: Dia da Secretária
- Não se esqueça de olhar para as datas de relevância do seu nicho. Neste trimestre também são celebrados eventos como Dia da Pizza (10/07), Dia Mundial do Rock (13/07), Dia da Cerveja (04/08), Dia dos Irmãos (05/09) e o Dia do Sorvete (23/09), por exemplo.
Outro ponto importante: Embora a Black Friday aconteça somente no fim de novembro, é recomendado que o planejamento para esse grande evento comece em setembro para que haja tempo hábil de preparar todos os detalhes e evitar grandes problemas às vésperas. Por isso, é indicado que o calendário do terceiro trimestre já ganhe uma marcação que represente o começo desse evento.
Calendário e-commerce – 4º trimestre
Os últimos três meses do ano é onde muita coisa acontece. Com Natal, Black Friday e Cyber Monday juntos, os comerciantes enxergam nesse período a última chance de alcançar bons resultados com as datas sazonais.
Veja a seguir as principais datas sazonais do quarto trimestre de 2023:
12 de outubro: Dia das crianças
31 de outubro: Halloween
11 de novembro: Single’s Day
24 de novembro: Black Friday
26 de novembro: Cyber Monday
21 de dezembro: Início do Verão
25 de dezembro: Natal
- Não deixe de consultar as datas sazonais que fazem sentido para a sua loja neste trimestre. Neste período outras datas de nicho também fazem parte do calendário, como: Dia Internacional da Música (01/10), Dia de Combate ao Câncer de Mama (19/10), Dia da Decoração (30/10) e Dia do Arquiteto (15/12), por exemplo.
Agora que você já encontrou as principais datas sazonais do e-commerce, é hora de se preparar para cada ação, manter a sua loja sempre ativa e com uma boa experiência de compra que favoreça as conversões.
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