Como transformar um site com foco institucional em mais um canal de venda sem prejudicar o faturamento das vendas em marketplace? O Outlet das Fábricas tinha como objetivo tornar o site em um e-commerce com alta capacidade de conversão, desde que essa mudança não afetasse as vendas que a marca fazia em outros marketplaces do setor.
Além disso, poder acompanhar o andamento comercial de todos os canais de venda em um único lugar também mobilizou a equipe do Outlet das Fábricas a buscar novas soluções que pudessem atender a essa nova demanda da empresa.
A partir disso, uma árdua pesquisa entre agências e consultorias se iniciou para que todos esses planos pudessem sair do papel e, assim, fazer do site da marca um importante ponto de venda, sem abrir mão da força conquistada nos marketplaces do segmento.
Confira quais foram os desafios e soluções que a equipe da we.digi em conjunto com a VTEX encontraram durante o projeto de Go Live do Outlet das Fábricas e qual foi o resultado final!
Sobre o Cliente
O Outlet das Fábricas é um e-commerce com foco em comercializar móveis, artigos de construção e decoração a preço de fábrica. Com sede em Bento Gonçalves – RS, a marca destinada ao público final também faz parte do Grupo Rede Marketplace, que conecta a indústria do pólo moveleiro da região ao varejo digital.
Dessa forma, a companhia atende tanto à indústria moveleira, atuando como um canal de vendas no ambiente digital como seller em importantes marketplaces do segmento, como também, como e-commerce à preço de fábrica diretamente para o varejo.
O desafio
Com o objetivo de fortalecer a marca Outlet das Fábricas como um importante player no mercado moveleiro, a empresa mudou a rota de focar somente em vendas em marketplaces para investir no reconhecimento da marca como ponto de venda de móveis residenciais e corporativos diretamente em seu site próprio.
A ideia central era ter uma loja extremamente fluida para levar parte do volume de vendas vindas do marketplace para dentro do e-commerce.
Ao mesmo tempo em que sair totalmente do marketplace nunca foi uma opção, tornar o site da marca um canal completo e confiável tornou- se uma meta importante. Dessa forma, foi necessário mudar de plataforma para uma opção mais robusta e preparada para receber um grande volume de SKUs e absorver todas as demandas de integração, já que a empresa possui uma arquitetura de sistemas complexa e trabalha com muitas frentes de tecnologia indispensáveis para o seu funcionamento.
Com essa mudança, a administração de todas as vendas de marketplace e do e-commerce deveriam ser feitas diretamente no painel da VTEX IO e não mais no painel da AnyMarket, conector utilizado até então.
Outro desafio enfrentado durante o projeto foi em relação a integração com os serviços do Achei Montador, parceiros da Outlet das Fábricas que oferecem serviços de montagem de móveis para os produtos vendidos pela Outlet.
A solução
Embora alguns recursos utilizados na então plataforma de conexão entre as vendas dos marketplaces não puderam ser migradas para o novo painel de gestão da VTEX, o cliente ganhou tantos outras funcionalidades que equilibram os contrapontos da decisão, como a diversidade de opções de promoção disponível na VTEX,
A atuação da equipe de tecnologia da we.digi foi fundamental para intermediar as execuções entre VTEX e a antiga solução utilizada pela empresa, a AnyMarket, orientando de forma consultiva e estratégica cada desenvolvimento a fim de efetivar o desenvolvimento e ativar as integrações de forma correta.
Para o desafio da integração direta com as vendas de serviço de montagem pelo Achei Montador, a we.digi encontrou um caminho fora das integrações, já que mesmo com o suporte da equipe VTEX para desenvolver plugins próprios não foi possível encontrar um resultado efetivo, a equipe we.digi encontrou como solução utilizar o recurso de Cross Selling da VTEX.
Na prática, foi criado um produto do tipo “serviço” e anexado como uma opção de “Compre Junto”. Ou seja, no momento da compra, a opção de comprar também o serviço de montagem é habilitada, já que a opção do serviço de montagem se tornou um SKU dentro da plataforma.
De forma automática, a compra do serviço de montagem é repassada via integração para o ERP, informando o parceiro Achei Montador sobre a contratação do serviço vinculado ao móvel comprado pelo site do Outlet das Fábricas. Em outras palavras, graças a equipe de tecnologia da we.digi foi possível manter a parceria entre o Outlet das Fábricas e o Achei Montador, vinculando um serviço agregado que não tem a ver com o produto físico utilizando um recurso nativo da VTEX.
O resultado
Em 4 meses de projeto, o Outlet das Fábricas teve um Go Live completo e totalmente funcional, dando início às operações do novo e-commerce para atuar como um novo ponto de venda junto aos marketplaces.
O suporte e auxílio da we.digi, com toda expertise em engenharia de sistemas da equipe foi fundamental para alcançar o resultado final e absorver todas as necessidades de negócio do Outlet das Fábricas. A atuação consultiva foi a chave para que as melhores decisões fossem tomadas e toda a estrutura de integrações continuasse funcionando perfeitamente, mesmo com a mudança de plataforma e tornando a plataforma da VTEX a principal gerenciadora dos canais de venda da marca, tanto para o novo e-commerce, como para as vendas em marketplace.
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