Quem trabalha com e-commerce sabe, contar com estratégia de mídia para alcançar novos clientes é uma ótima maneira de aumentar o faturamento e vender mais. Mas não basta criar uma conta na ferramenta do Google e esperar que o milagre aconteça, é preciso usar os recursos de forma inteligente e entender como otimizar os resultados e ter o ROI sempre positivo.
Não é segredo que dentro do Google Ads é possível explorar diferentes formas de segmentação para que os anúncios sejam entregues para as pessoas certas no momento certo.
O que pouca gente sabe é que é possível combinar segmentações para afinar ainda mais esse fit e tornar a campanha mais otimizada e rentável.
Para a criação de um anúncio bem direcionado, o Google Ads disponibiliza diferentes categorias de interesse que facilitam que o anunciantes encontre clientes com maiores chances de compra, são elas: público alvo por afinidade, público alvo no mercado e outros públicos alvo.
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Hoje eu vou te contar como usar a segmentação por audiência de público alvo no mercado, ou in-Market audiences, como também é chamada, pode te ajudar a deixar a sua campanha ainda mais direcionada para as vendas do seu e-commerce.
Público alvo no mercado – Como funciona?
Diferente da segmentação de público alvo por afinidade que, assim como o nome já diz, tem como objetivo encontrar pessoas que tem afinidade com o produto anunciado, a segmentação por público alvo no mercado permite que seus anúncios apareçam para quem já está pesquisando com frequência ou até mesmo comprando produtos que você oferece na sua loja, mesmo que no momento da exibição o usuário não esteja dentro do seu site. Costumamos falar que os consumidores que entram nessa segmentação estão no último passo antes de efetuar a compra.
Já deu para notar que otimizar uma campanha com essa segmentação apresenta grandes chances de aumentar a conversão final, até porque, o seu anúncio será exibido para quem realmente está interessado em comprar o seu produto.
Lembra que falei no começo desse texto sobre combinar segmentações? Se o seu objetivo é aumentar o ROI, você pode trabalhar com a segmentação de público alvo no mercado para remarketing, por exemplo. Dessa forma, os anúncios serão exibidos para um público altamente qualificado e com alto potencial de compra.
Outra vantagem de utilizar a segmentação de público alvo no mercado é aumentar o reconhecimento de marca chamando a atenção de um público que busca no mercado um tipo específico de produto.
Em que campanhas usar a segmentação de público alvo no mercado
O recurso de segmentação de público alvo no mercado está disponível em categorias de interesse no Display & Video 360 e pode ser aplicada em diferentes nichos de mercado. Outra uma maneira extremamente eficaz de usar essa segmentação é em campanhas de search para obter informações e comportamentos do público que você quer trabalhar.
Veja abaixo a lista de categorias de alto nível que o Google Ads disponibiliza a função de de público alvo no mercado:
- Vestuário e acessórios
- Automóveis e veículos (peças e serviços)
- Produtos infantis e para bebês
- Produtos e serviços de beleza
- Serviços comerciais
- Computadores e periféricos
- Aparelhos eletrônicos para consumidores
- Software para consumidores
- Serviços de encontros
- Educação
- Empregos
- Serviços financeiros
- Presentes e ocasiões
- Casa e jardim
- Imobiliário
- Condicionamento físico e esportes
- Telecomunicações
- Turismo
Como segmentar públicos alvo no mercado
Assim como em qualquer campanha no Google Ads, entender como configurar as configurações da campanha com as segmentações ideais é o primeiro passo para iniciar os anúncios dentro da plataforma. Saiba como usar a segmentação de público alvo no mercado na sua campanha em 3 passos disponibilizados pelo próprio Google:
Passo 1
Abra a segmentação de um item de linha (ou pedido de veiculação) e acesse Segmentação -> Listas de público-alvo.
Passo 2
Na guia “Afinidade e no mercado”, pesquise listas de público-alvo no mercado que tenham nomes com os termos “Display & Video 360” e “no mercado” para encontrar listas de público-alvo no mercado do Display & Video 360.
Passo 3
Depois de selecionar as listas que você quer segmentar, clique em Aplicar.
Case para o ramo de Construção e Materiais de Acabamentos
A we.digi soma mais de 20 anos em experiência digital atendendo diferentes nichos e dando suporte para empresas com necessidades distintas. Já que o assunto é sobre audiências de público alvo no mercado para aumentar o ROI, resolvi abrir alguns resultados de um case interno que fizemos para o ramo de construção e materiais de acabamentos usando esse recurso para ilustrar de forma real o potencial dessa otimização.
Quando configuramos a campanha para público alvo no mercado de “Reforma de Casas” e “Pisos”, constatamos que a taxa de conversão era 3 vezes maior que as outras audiências e apresentou um custo por conversão bem mais baixo. Com isso, além de otimizarmos as campanhas de Search com investimento e bid mais agressivos para esses públicos, podemos utilizá-los em campanhas de topo de funil de Display e Youtube como o objetivo de levar mais tráfego para o site e, consequentemente, mais conversões.
Quer saber detalhadamente como a segmentação de audiência de público alvo no mercado pode potencializar a sua campanha e gerar mais resultados? Entre em contato com a nossa equipe e faça uma análise com os nossos especialista em Google Ads.
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