Você já ouviu falar em last mile? Em tradução livre, last mile quer dizer “última milha”, ou seja, a última etapa do processo de logística no ciclo de entrega de um produto. Para aqueles que valorizam a experiência de compra do usuário, é crucial se atualizar sobre soluções para aprimorar todas as etapas onde o consumidor irá se relacionar com a marca.
Em tempos onde a tecnologia tem feito parte importante da rotina do consumidor, oferecer transparência em toda jornada de compra, inclusive na entrega, é fundamental para quem quer se manter competitivo no mercado. Segundo um estudo realizado pela Accenture, aproximadamente 80% dos consumidores valorizam muito mais uma compra online quando possuem um rastreio eficiente, assim, é possível se programar da melhor forma para receber o produto.
O que muita gente não sabe, ou não dá a devida importância, é que o last mile pode ser o fator chave para que um cliente volte a comprar em determinada loja online, ou seja, se não há atenção nessa etapa, muitos erros que poderiam ser evitados são cometidos dando margem para o cliente comprar no concorrente em uma próxima oportunidade.
Veja a seguir os 4 erros mais comuns para não perder pontos com o seu cliente no last mile.
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1 – Não ter o cliente no centro da cadeia logística
Para administrar um ecommerce é preciso lidar com várias competências e, uma delas, é a logística. De nada adianta ter a melhor plataforma, investir em tecnologia de ponta e esquecer da etapa final e talvez a mais importante: a entrega do produto. Um grande erro é não inserir o cliente no centro da cadeia logística do seu ecommerce e não tomar decisões pensando em elevar essa experiência. Um exemplo prático desse erro comum é deixar o cliente às cegas, sem saber onde seu produto está e quando chegará em suas mãos. Se você ainda aposta apenas no código de rastreio, saiba que isso não é mais o suficiente. Busque maneiras que permitam que o cliente acompanhe em tempo real qual é o status da sua entrega, só assim ele realmente estará no centro da ação e poderá se planejar para receber suas compras como desejar.
2 – Entrega em atraso
Não há nada mais frustrante do que comprar pela internet e não ter seus produtos entregues como lhe foi informado no momento da compra. Esse é um dos fatores que fazem um last mile não ser bem avaliado. Existem alguns fatores que inevitavelmente podem atrapalhar a entrega, como por exemplo, imprevistos de trânsito. Porém, com um bom rastreamento e uma comunicação alinhada é possível minimizar os danos causados por um planejamento logístico sem margem para imprevistos.
3 – Erro na entrega
Quem trabalha com alto volume de vendas e não conta com controle automatizado sabe que é totalmente possível (e mais comum que o esperado) que erros de endereço e pedidos aconteçam. Além de causar frustração e uma experiência ruim para o cliente, os custos de um erro como esse, que gera retrabalho e logística reversa podem ser altos para a empresa. Em casos assim, uma plataforma que automatize todo o controle de pedidos é fundamental não somente para o last mile, como também para a gestão do ecommerce.
4 – Ausência no recebimento do pedido
Pode acreditar, em situações que o cliente não está presente e não tem ninguém para receber o pedido, também podem ser encaradas como um erro de last mile da sua loja. Como assim? Na maioria dos casos, isso acontece por falta de comunicação entre a loja e o cliente, impedindo que o comprador se programe para receber os produtos que comprou. Mais uma vez, esse é um erro que prejudica a experiência de compra e de marca, além de gerar mais custos para a empresa ao fazer novas tentativas de envio.
Como minimizar os erros no last mile do seu ecommerce
Uma das principais formas de reduzir as chances de cometer esses erros de last mile é fazer um bom planejamento logístico e ter uma comunicação alinhada e transparente com o seu cliente. Outra boa solução é investir em uma tecnologia que permitirá que tudo isso seja colocado em prática, como é o caso do VTEX Tracking.
O VTEX Tracking é a primeira solução stand-alone da VTEX, ou seja, pode ser usada por clientes e não clientes da plataforma, que desejam evoluir no rastreamento de seus ecommerces com vantagens para a empresa, transportadoras e, claro, para o cliente final.
Benefícios do VTEX Tracking
Com o VTEX Tracking, é possível oferecer um acompanhamento em tempo real para seus clientes. Com ele, o consumidor pode acompanhar cada status da entrega por email, SMS ou Whatsapp.
Outra vantagem de investir nessa funcionalidade para o seu ecommerce, é aumentar a transparência e confiança para o seu público por meio de informações detalhadas sobre o motorista que fará a entrega do pedido. E para minimizar de vez um erro clássico no last mile, o VTEX Tracking ainda permite que o cliente possa reagendar a entrega se desejar, aumentando a conveniência e diminuindo as chances de cometer os erros que citamos no texto.
As transportadoras também ganham com esse recurso. A solução de rastreamento da VTEX pode ser uma grande aliada na produtividade nas entregas, pois com ela, as taxas de re-entregas são reduzidas significativamente. Com o aplicativo instalado, o motorista ganha um novo canal de comunicação direta com o cliente, o que facilita para confirmar informações importantes para a entrega e também para protocolar a efetivação da chegada do pedido ao seu destino por meio de assinatura digital e leitura de código de barras.
Ficou claro que pensar na logística do seu ecommerce e focar na experiência de last mile é fundamental para manter a sua loja competitiva no mercado. A experiência de compra vai além do clique no botão de confirmação de compra e, por isso, precisa receber atenção em todos os detalhes da jornada do consumidor.
A we.digi é especialista na atuação com lojas online e conta com as tecnologias ideais para manter a manutenção do seu ecommerce sempre em dia. Trabalhamos em todas as etapas de implantação, evolução e manutenção de ecommerce com segurança e tranquilidade buscando sempre estarmos alinhados com as novidades do segmento. Para saber mais sobre o VTEX Tracking e como implementar a solução de rastreamento na sua loja online clique aqui e entre em contato com a nossa equipe para oferecer a melhor experiência de compra para o seu cliente.
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