Se a Black Friday já era considerada uma das principais datas do comércio, imagina em um ano onde o número de compradores online cresceu exponencialmente, aumentando o ticket médio de ecommerces dos mais diversos segmentos?
É fato, nunca tivemos tantos compradores online como em 2020. Segundo o relatório Webshoppers, mais de 7 milhões de pessoas compraram pela primeira vez pela internet no primeiro semestre deste ano. E não é para menos que nesse período houve um crescimento de 40% nesse mercado.
Porém, contar apenas com a mudança de comportamento do consumidor não é suficiente para manter as vendas dentro das expectativas. A Black Friday realmente é um ótimo momento para aumentar a taxa de conversão, porém a concorrência é grande e todo mundo quer uma fatia desse bolo.
É aí que entra a importância de ter campanhas bem segmentadas e direcionadas para o público certo, trabalhando estrategicamente cada ponto de diferenciação e interesse do seu produto e engajando sua audiência no momento certo da jornada de compra.
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Mídia paga não é novidade, mas é essencial
Não é novidade que investir em mídia paga vai fazer a sua marca ser vista por mais pessoas, ainda mais quando há ofertas especiais, como é o caso da Black Friday, afinal, quanto maior a audiência, maiores são as chances de aumentar a taxa de conversão. O ponto chave é identificar como as suas campanhas estão configuradas e quais são as lacunas que podem ser preenchidas com uma otimização bem trabalhada com foco no aumento das vendas para esse período do ano.
Não se engane, o comportamento do consumidor não é o mesmo o ano todo, principalmente na Black Friday. Isso quer dizer que se as suas campanhas não forem revistas para esse evento, dificilmente os resultados acompanharão as expectativas. Por isso, antes de dar início à sua Black Friday desse ano, revise suas campanhas de ponta a ponta.
Quer saber por onde começar? Veja a seguir algumas dicas que não podem ficar de fora da sua revisão pré Black Friday.
Revisão de campanha pré Black Friday: por onde começar?
O primeiro passo para revisar sua campanha e alcançar uma boa performance durante a Black Friday é verificar as instalações das principais tags de acompanhamento, como Analytics, remarketing e conversão. Sem isso será impossível fazer a leitura adequada do desempenho das campanhas ativas nesse período.
Para fazer essa verificação, você pode contar com o Assistente de tags do Google. Ele é uma extensão gratuita do Chrome que sinaliza se as tags estão funcionando corretamente. Com essa extensão é possível mapear a jornada do usuário no seu site e, em seguida, extrair um relatório para certificar o funcionamento das tags durante a permanência na sua página. Além disso, é possível conferir possíveis erros de trackeamento durante essa jornada.
A segunda revisão vai para a lista de remarketing. Com que frequência você atualiza essa lista? Qual é a qualidade e relevância desse público para a sua marca? Trabalhar apenas com um público recente não é a melhor alternativa para ter um bom desempenho na Black Friday. Impactar um público mais antigo do seu site pode ser uma boa estratégia para recuperar vendas possivelmente perdidas. Mas para isso funcionar, é preciso filtrar suas listas e priorizar as que oferecem um retorno real de conversão.
A terceira revisão vai para as campanhas de Shopping. Verifique se todos os produtos da sua loja estão qualificados para aparecer. Lembre-se que a concorrência é alta e ter uma grande cobertura de produtos aparecendo nos anúncios é uma chance de aumentar o desempenho da sua campanha e conquistar uma nova audiência com grande potencial de compra.
Outra revisão importante para aumentar o desempenho na Black Friday é alinhar toda comunicação visual da campanha. Aqui vale passar um pente fino não apenas nos criativos que serão usados nos anúncios, como também nas peças utilizadas no site e em mídias sociais.
Criar uma identidade forte que entregue o que a sua persona busca em todos os pontos de contato irá criar uma unidade de comunicação, reforçando as principais motivações de compra. Outra dica é trabalhar uma identidade verbal única, forte e persuasiva para se destacar e aumentar as possibilidades de conversão.
Por último, mas não menos importante, revise seu planejamento de budget. Assim como a concorrência na Black Friday é maior, os lances também são. Segundo o Google, há um aumento de investimento de 30% nos lances no mês de novembro. Ou seja, quem investe em mídia paga na Black Friday não quer perder a chance de aparecer na hora certa para o público certo, nem que isso custe mais caro. Revisar seu orçamento e ter um investimento compatível com o resultado esperado é o mínimo para quem não quer morrer na praia no período mais promissor do ano.
A Black Friday desse ano já começou. Como está a sua campanha e que resultados você espera dela? Ainda dá tempo de fazer um diagnóstico gratuito com a nossa equipe e mudar o rumo da suas campanhas para performar ainda mais nessa Black Friday. Entre em contato com a equipe de performance da we.digi e foque nos seus resultados. Simples assim!
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