Quando o assunto é aumentar as vendas, a primeira coisa que muita gente pensa é trabalhar com promoções ou aplicar novas estratégias para chamar a atenção do público e despertar interesse de compra. E se eu te falar que o aumento das suas vendas pode estar em um robô? Ou melhor, no chatbot para ecommerce. Você sabe o que é e por que essa tecnologia pode fazer a diferença nas suas vendas de Natal? Continue a leitura e saiba como isso pode ser aplicado na sua loja.
Para começar, o que é chatbot?
Os chatbots nada mais são do que chats que atuam com uma comunicação ágil e automatizada, mas sem perder o tom humano e próximo, fundamentais para manter a empatia e bom relacionamento com o cliente. O chatbot para ecommerce pode ser peça chave para resolver problemas de compra com velocidade para impedir a desistência do cliente. Em outras palavras, investir em um chatbot para ecommerce é ter um serviço de atendimento de nível elevado sem ter a necessidade de atendimento humano do outro lado da tela para atender seus clientes.
Não é novidade que um bom atendimento tem influência direta no desempenho de vendas de qualquer negócio, até mesmo em lojas virtuais. O chatbot para ecommerce tem a função de conversar com o usuário que queira alguma informação em tempo real sobre um produto específico, forma de pagamento, prazo de entrega, ou qualquer outra dúvida que esteja criando barreiras para concretizar a venda.
A grande vantagem de contar com um chatbot no seu ecommerce é poder automatizar esse conteúdo para que funcione a partir de inteligência artificial, permitindo que esse canal funcione 24 horas por dia sem precisar de um atendente físico para esclarecer as dúvidas dos consumidores.
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As vantagens de ter um chatbot para ecommerce (no Natal e em qualquer época do ano)
O chatbot é um excelente canal de comunicação para agilizar o serviços de atendimento de lojas online. Por ser um software a base da inteligência artificial, esse recurso pode ser customizável de acordo com a interação que os clientes possuem com a marca levando em consideração as dúvidas e situações mais frequentes durante a jornada de compra.
Veja algumas ocasiões em que o chatbot para ecommerce pode agilizar o processo de atendimento na sua loja e eliminar as objeções de compra com mais rapidez:
Produto indisponível: O que para muitos é uma situação de venda perdida, com o chatbot pode se tornar uma oportunidade de captação de lead e recuperação de venda. Uma maneira de utilizar o chatbot nessa seção é ativá-lo quando o cliente clicar em um produto indisponível e, assim, capturar seus dados solicitando informações como nome, email e o que mais for relevante para a sua estratégia (sempre com consentimento) . Dessa forma, assim que o produto estiver novamente em estoque, o chatbot irá enviar uma mensagem automatizada via Whatsapp, Messenger ou SMS para avisá-lo sobre a disponibilidade do item desejado já com o link de checkout.
Carrinho abandonado: Quem nunca encheu o carrinho de produtos e desistiu no momento de finalizar a compra? Esse é um comportamento comum em lojas virtuais e, com o chatbot para ecommerce é possível criar mais um gatilho para recuperação. Como? Assim que o usuário já cadastrado desistir da compra, uma mensagem é enviada para ele com um cupom de desconto via chatbot, que pode ser integrado aos principais apps de mensagem, como Whatsapp e Messenger.
Acompanhamento de pedido: Informar o status da compra pode parecer básico, mas não é todo site que apresenta esses dados com facilidade. O chatbot para ecommerce pode fortalecer a experiência do usuário pós compra, enviando todas as etapas da entrega do pedido via mensagem automatizada.
Esses foram apenas algumas vantagens de investir nessa tecnologia para o seu ecommerce em situações que ocorrem com frequência. Com a proximidade do Natal, o chatbot pode apresentar ainda mais benefícios e contribuir no aumento das vendas nessa época do ano. Confira outros 5 motivos para implementar o chatbot no seu ecommerce antes do Natal.
5 motivos para implementar um chatbot para ecommerce antes do Natal
- Automatizar os processos de vendas no período de maior tráfego do seu site
- Tenha um guia de navegação para facilitar a usabilidade do seu cliente
- Tenha atendimento personalizado e ágil para minimizar as objeções de compra
- Aumentar os canais de atendimento, incluindo automatização integrada com chats de redes sociais
- Captar leads para intensificar as estratégias de vendas pós visita e intensificar a comunicação direcionada e personalizada.
Implementar um chatbot para seu ecommerce é uma questão de tempo. Essa tecnologia tem se mostrado cada vez mais expressiva para negócios online. As possibilidades que os varejistas online estão encontrando a partir desse recurso pode mudar de vez o cenário de compra online, elevando o nível de experiência do cliente, reduzindo atritos e pontos de fuga e, consequentemente, o crescimento das vendas.
Quer saber como implementar um chatbot para ecommerce e intensificar as suas chances de aumentar as vendas neste natal, entre em contato com a nossa equipe e prepare o seu ambiente de vendas para a data mais esperada do ano para o comércio.
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