Como aplicar o marketing digital no meu e-commerce?

O marketing digital é extremamente importante para a consolidação e sucesso de um negócio. O marketing em um e-commerce tem papel fundamental, e há algumas práticas de aplicação em ambiente digitais que não podem ficar de fora.  

Quem tem um negócio certamente já ouviu falar em marketing, ou, mais recentemente, em marketing digital. No entanto, qual o papel dessa metodologia, na prática, para um e-commerce?

Hoje, para ter sucesso em um negócio online, é preciso saber como atrair o público-alvo, convertê-lo em clientes e torná-los fiéis. Trata-se de um processo desafiador para todos os segmentos de e-commerce.

Nesse cenário, o marketing digital surge para traçar o melhor caminho até os objetivos descritos acima. Saiba tudo sobre o assunto a seguir.

Como funciona o marketing no e-commerce?

O marketing digital, ao contrário do offline, também conhecido como tradicional, utiliza processos e canais de forma a processar dados e análises em tempo real.

[wpforms id=”130″ title=”true” description=”true”]

Em vista disso, é possível afirmar que o marketing digital funciona em conjunto com a navegação do usuário. Fica bem clara a observação desse movimento nos anúncios que aparecem em redes sociais ou no e-mail marketing recebido após uma visita a um e-commerce.

Por que investir em marketing digital?

Quando o assunto envolve ambiente digital e e-commerces, as metodologias adotadas em prol de atrair possíveis clientes são prioridades para os especialistas.

Nesse sentido, o marketing digital coloca em prática ações que visam à produção de conteúdos relevantes, anúncios direcionados e outras estratégias que levem em consideração o comportamento dos consumidores na web.

Esse é um processo bastante complexo, pois não basta apenas criar um e-commerce e páginas nas redes sociais. É preciso desenvolver um planejamento estratégico inteligente, que leve em consideração diversos fatores, baseando-se em dados sólidos e informações pertinentes.

Dicas para aplicar o marketing digital no e-commerce

Atualmente, há um amplo leque de estratégias e métodos dentro do marketing digital para e-commerce. Conheça, a seguir, as principais dicas com práticas para adoção desse tipo específico de marketing.

Crie um plano de negócio

O primeiro passo é criar um plano estratégico de negócio para traçar informações fundamentais, como a persona e o público-alvo da loja. Ao estabelecer o cliente ideal de um e-commerce, é possível realizar pesquisas e coletar dados reais sobre perfis e comportamento desses consumidores, assim como demandas e anseios.

É preciso, também, mapear a jornada de compra desse consumidor, desde a fase de reconhecimento do problema até a escolha pela solução e efetivação da compra.

Ainda dentro desse âmbito, planejar o funil de marketing e vendas é crucial. Essa fase será responsável pela definição de conteúdos a serem produzidos para cada etapa da jornada. Com todas essas informações, o e-commerce pode dar início às estratégias.

Deixe seu site otimizado para mobile

Hoje, a tecnologia mobile está cada vez mais presente na rotina do consumidor. Sabendo disso, o e-commerce deverá contar com uma plataforma responsiva, com layout amigável para celulares e tablets.

Outra ótima opção é criar um aplicativo para a loja ou prover formas que assegurem que o cliente chegará até ela.

 Faça marketing de conteúdo

Um consumidor que chega para conferir um conteúdo e se interessa dá um passo em direção a uma compra e estará bem mais próximo de se tornar um cliente fidelizado.

Nesse sentido, um dos primeiros passos do marketing digital, na prática, é oferecer conteúdos relevantes, que sejam bons o suficiente para conquistar a persona.

[cta text=”Clique aqui e solicite um diagnóstico gratuito!” link=”https://admin.wedigi.com.br/#wdt-contact” target=”_self” background=”#3498db” color=”#ffffff”]

O material pode ser um blog post, posts nas redes sociais, e-book sobre algum assunto de interesse da persona ou, até mesmo, um vídeo ou podcast com conteúdo gravado.

O importante é conduzir o consumidor ao ponto em que ele decida preencher algum formulário que leve a mais conteúdos interessantes. A partir dos dados obtidos, a loja pode criar um relacionamento com essa persona.

Invista em anúncios

Além do conteúdo, outra estratégia muito importante para um e-commerce diz respeito aos anúncios patrocinados. Entre as principais opções de links pagos, é possível citar:

  • Facebook Ads;
  •  Google Shopping;
  • Instagram Ads;
  • LinkedIn Ads;
  • Rede de pesquisa e Display do Google;
  • Youtube Ads, entre outros.
  • Faça e-mail marketing

Não é de hoje que o e-mail marketing é considerado uma das principais ferramentas do marketing digital para e-commerce.

É fundamental nutrir um bom relacionamento com os consumidores que se interessaram pela loja e, por meio do e-mail, é possível manter-se presente na memória da persona. Dentro do segmento de e-commerces, o e-mail marketing centraliza as ações de fundo de funil, ou seja, o último passo antes que a persona consolide-se como cliente fiel.

Com isso, é permitido ao e-commerce estabelecer uma comunicação focada em um determinado interesse, segmentando ainda mais seu público-alvo e tornando as chances de conversão ainda maiores.

Marketing digital pode ser ainda mais eficiente com auxílio de agência de performance

O marketing digital é de muita importância para o sucesso de um e-commerce, mas o que muitos empresários ainda não sabem é que o processo de conquista de clientes pode ser ainda mais eficiente em conjunto com o trabalho realizado por agência de performance.

Uma agência de performance pode avaliar o posicionamento de um e-commerce no mercado, realizar testes para diagnosticar quais as melhores estratégias para cada caso e, a partir disso, estabelecer qual o caminho mais promissor para alcançar a melhor taxa de conversão do site.

Sabendo disso, a we.digi nasceu com o objetivo de promover mídia de performance eficiente e otimizar as conversões de e-commerces por meio de projetos desenvolvidos especificamente para cada caso. Sua premissa é a construção de um relacionamento tendo como base a confiança e entrega de uma boa experiência entre a loja e o cliente.

Navegue pelo site para saber como a we.digi, agência de performance, pode ajudar no sucesso de um e-commerce.