Expandir os negócios para começar a vender online é uma iniciativa muito promissora atualmente. Saiba o que é preciso para ter um e-commerce.
Na hora de abrir uma loja online, é comum o surgimento de dúvidas. Afinal, trata-se de um segmento bem diferente do físico, com outros desafios, e é preciso saber como lidar com o público e fazer um bom planejamento estratégico.
Passo a passo para vender online
Vantagens do e-commerce
Primeiramente, é preciso ter em mente o quanto o investimento em vendas online pode trazer resultados. Há diversas vantagens no comércio eletrônico, entre elas, é importante destacar:
- Facilidade na criação de anúncios;
- Facilidade para monitorar o público-alvo;
- Integração com outros canais;
- Maior praticidade para os clientes;
- Não se restringe a limites geográficos;
- Possibilidade de mensurar os resultados;
- Possibilidade de fornecer maiores informações sobre os produtos;
- Possibilidade de funcionamento 24 horas, 7 dias por semana.
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Conheça seu público-alvo
Um dos primeiros passos para vender online é estudar seu público-alvo, entender o que ele espera e, dessa forma, compreender quais são as diferentes demandas para lojas virtuais. Ou seja, é muito importante conhecer melhor quem será o futuro cliente e, antes de mais nada, definir quem é o cliente ideal.
Pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é uma ferramenta muito eficiente na hora de obter informações sobre uma fração dos consumidores.
Hoje, há mais de uma metodologia de pesquisa a ser aplicada, mas, de forma geral, os empresários podem acompanhar pesquisas já feitas (por concorrentes) para ter algumas ideias. Há, ainda, a possibilidade de contratar consultoria especializada para realizar uma análise mais refinada sobre determinado assunto.
Descubra as dores do seu público-alvo
Os problemas, questões, anseios e dores do público são os principais indicadores do que ele mais sente falta no mercado, o que os concorrentes estão deixando de prover e, principalmente, o que pode tornar-se o grande diferencial da sua empresa.
Faça um bom planejamento
O mais recomendável na hora de começar um bom planejamento para vender online é seguir uma direção cronológica, no sentido de responder perguntas básicas até chegar às mais específicas. As primeiras questões a serem pensadas podem ser:
- O que quero vender?
- Para quem quero vender?
- Quem serão meus fornecedores?
Dessa forma, fica mais simples determinar o modelo de negócio que será lançado na internet, principalmente se a empresa for nova, sem presença no ambiente físico.
Crie uma persona
A persona é o símbolo do que seria um cliente ideal, ou seja, representa a pessoa que tem maior potencial de adquirir seus produtos ou serviços. A persona tem proximidade com o público-alvo, já que ela ajuda a enxergar quais grupos de indivíduos são mais propensos a se tornarem clientes.
Para criar a persona, basta reunir todas as informações levantadas durante a pesquisa de mercado e planejamento, seja interna, seja externamente, e, assim, criar uma pessoa que seria a mais indicada para adquirir o que você pretende comercializar.
Trata-se de uma representação que ajuda a empresa a direcionar campanhas e ações de divulgação.
Domínio
O domínio nada mais é que o endereço do site, e inclui palavras que são vinculadas ao e-commerce. O ideal é utilizar o próprio nome da loja para criar o domínio.
Escolha a melhor plataforma
Para vender online, é preciso contar com uma boa plataforma de e-commerce. No mercado, há diversas opções que atendem a todos os segmentos de loja online.
A VTEX, por exemplo, é uma multinacional brasileira que desenvolve tecnologias para ajudar empresas na implementação e gerenciamento de lojas online e omnichannel.
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Para vender online: marketing de performance ajuda na otimização de sites e e-commerces
Montar uma loja virtual para vender online demanda muito planejamento, pesquisa e estudos. Outro fator que pode ser decisivo é a atuação do marketing de performance na otimização e mensuração de resultados de campanhas.
Uma agência de marketing de performance desenvolve projetos capazes de acompanhar resultados de campanhas, aplicar alterações de acordo com necessidades específicas do negócio e otimizar sites e páginas para melhorar a posição do e-commerce frente ao mercado.
Tendo isso em mente, a we.digi é uma agência de marketing de performance que tem como principal objetivo melhorar resultados por meio de diagnósticos, testes, otimização e acompanhamento de feedbacks sobre as taxas de conversão.
Navegue pelo site para conhecer todo o trabalho desenvolvido pela we.digi e como é possível otimizar o desempenho de ações e campanhas para vender online com estratégias de performance, alcançando, assim, maior presença de mercado.