Você já ouviu falar em CRO e por que é tão importante para o crescimento de um e-commerce? O dinamismo do mercado digital faz com que muita coisa se torne perecível ao decorrer do tempo, o que pode impactar diretamente nas conversões de uma loja online.
É natural que com o passar do tempo, o que funcionava super bem e tinha contribuição direta para o aumento das conversões, deixa de apresentar o mesmo desempenho e, é aí que ter um profissional capacitado aliado a um conjunto de técnicas para investigar possíveis problemas e mapear novas oportunidades para manter as conversões em alta faz toda a diferença.
Neste artigo, você vai descobrir o que é CRO para e-commerce e por que vale a pena investir nesse tipo de técnica para manter a performance da sua loja lá no alto. Confira!
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O que é CRO?
CRO é a sigla em inglês para Conversion Rate Optimization, que em português significa otimização da conversão. O objetivo do CRO em um e-commerce é orientar o usuário para uma ação, guiado por uma série de técnicas que auxiliam no direcionamento do usuário durante a navegação.
Embora as técnicas de CRO possam ser utilizadas para qualquer tipo de ação desejada, sua aplicação principal tem foco no aumento das conversões finais, ou seja, no aumento das vendas.
Esse tipo de análise é feita por um profissional dedicado a essa demanda, auxiliado por ferramentas que facilitam a captação de sinais importantes do comportamento do usuário, como o movimento do mouse e do olhar durante a navegação, a quantidade de scrolls na barra de rolagem, quantidade de cliques, entre outros comportamentos que podem ter influência direta na usabilidade do site.
Vale destacar que o CRO tem foco 100% no usuário. Ou seja, cada análise tem como prioridade encontrar possíveis barreiras que atrapalham a experiência durante a jornada de compra, como também, novos insights que podem contribuir para uma navegação mais intuitiva e direcionada para a conversão final.
O que é analisado em um projeto de CRO para e-commerce
Assim como você pode imaginar, cada e-commerce é um mundo à parte e cada vírgula pode representar uma grande importância durante a navegação. Isso quer dizer que tudo pode se tornar material de análise em um projeto de CRO e, por isso, é fundamental ter uma equipe destinada somente a esse objetivo.
Veja quais são os principais pontos que podem fazer parte dos apontamentos de melhorias e otimizações nesse tipo de estratégia:
- Tempo de carregamento das páginas
- Tamanho e qualidade das imagens utilizadas
- Processo de checkout
- CTA
- Pontos de fuga
- Quantidade de cliques do início da compra à finalização do pedido
- Adaptação das telas em diferentes dispositivos
- Qualidade das descrições dos produtos
- Qualidade dos conteúdos das páginas
- Aplicação correta de SEO em cada elemento
- Facilidade de busca interna
- Facilidade de navegação
6 motivos para investir em CRO no seu e-commerce
A otimização da conversão por si só já é um ótimo motivo para investir em CRO. Mas além disso, existem outras razões que complementam a importância dessa estratégia para quem quer evoluir e não deixar o negócio estagnar. Veja quais são:
1 – Melhor experiência do cliente
Quanto melhor for a experiência do cliente na sua loja, maiores serão as chances de recompra e fidelização. Com as análises precisas do CRO, a experiência de navegação e de compra são cada vez mais otimizadas, contribuindo para o aumento de clientes satisfeitos e, melhor ainda, clientes fiéis à sua marca.
2 – Aumento do ticket médio
As otimizações podem ser feitas em diferentes níveis, sendo um deles, na jornada de compra. Ao entender o comportamento do usuário ao buscar produtos que se relacionam com outros itens, é possível propor diferentes maneiras para se complementarem, aumentando as chances de conversão com mais de um produto no carrinho.
3 – Aumento das conversões
Esse é o principal objetivo do CRO e, por isso, com um olhar altamente técnico voltado para todas as possibilidades de encurtar caminhos para a conversão final, é possível ter diferentes estratégias para aumentar as chances de ter conversões cada vez mais elevadas.
4 – Redução de pedidos de troca e devolução
O conteúdo dos produtos, os detalhes técnicos das peças e os recursos de visualização do item, seja por vídeo ou até mesmo por realidade aumentada, são fundamentais para dar mais confiança para o cliente na hora de concluir a compra. Isso quer dizer que, quanto mais certeza o cliente tiver sobre a sua compra, menores serão as chances de pedir o dinheiro de volta.
5 – Crescimento de tráfego qualificado
O CRO analisa comportamento e, para isso, ele precisa decifrar exatamente quem é o público que chega até o final do processo de compra. Com dados complexos que nutrem esse tipo de análise, é possível direcionar os esforços para atrair tráfego cada vez mais qualificado, aumentando o potencial de conversão e, consequentemente, otimizando os esforços de marketing.
6 – Redução da taxa de abandono de carrinho
Diminuir a taxa de carrinho abandonado é o objetivo de praticamente todos os e-commerces. Com um CRO bem estruturado e testes A/B bem definidos, é possível decifrar as principais barreiras que contribuem com esse comportamento e criar ações que visam minimizar esse problema.
Quer saber mais sobre CRO e como ter um projeto para otimizar as conversões do seu e-commerce? Fale com a equipe da we.digi e potencialize o desempenho da sua loja.
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