Não é de hoje que o ecommerce brasileiro tem apresentado um crescimento expressivo no mercado. Ano após ano, o comércio online tem conquistado uma importante fatia no varejo e ainda mais espaço na vida do consumidor. Em 2020, o mundo viu esse movimento acelerar de forma inesperada devido ao fechamento do comércio físico e do distanciamento social causado pelo coronavírus, influenciando de vez os hábitos de consumo e compras pela internet. Para se ter uma noção, no primeiro semestre do ano, 7 milhões de novos usuários compraram pela primeira vez pela internet.
Acredite, isso foi só o começo.
Toda essa movimentação no comércio online somado com as tendências que já estão fazendo barulho lá fora, faz com que grandes expectativas surjam para 2021, com novas tecnologias e possibilidades tornando o mercado de ecommerce ainda mais completo.
Um novo momento está chegando para quem atua no comércio online e, para se destacar e sair na frente é preciso estar de olho no que vem por aí prometendo novas experiências de compra.
Confira as principais tendências que vão movimentar o mercado de compras online em 2021 e comece a planejar como a sua marca pode aproveitar as novidades.
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As principais tendências do comércio online para 2021
Voice Commerce
“Alexa, que horas são?” ou “Ok, Google, quem canta é essa música?”. Quantas vezes você conversou com um assistente virtual nos últimos tempos? Os devices inteligentes da Amazon e Google estão fazendo cada vez mais sucesso entre os brasileiros, isso porque ainda não é comum utilizar essa tecnologia para fazer compras por aqui.
Por enquanto.
Nos Estados Unidos, cerca de 20% dos consumidores já fizeram compras utilizando o recurso e para os próximos 4 anos, a previsão é de que o voice commerce cresça 52%. Quem sabe, em breve, seus consumidores acionem suas assistentes virtuais para finalizar uma compra no seu e-commerce? É bom ficar de olho!
Chatbot
Conversar com um robô deixou de ser coisa do futuro e passou a ser tecnologia do presente. Os chatbots estão por todos os lugares aprimorando a experiência de compra de milhares de consumidores com mais agilidade e precisão. Essa tecnologia está cada vez mais acessível, facilitando que ecommerces de todos os tamanhos possam aproveitar os benefícios de investir em um chat automatizado. Além de ser uma fonte robusta de informações para seu negócio, é possível unir a inteligência de um big data e prever os comportamento dos usuários dentro da sua loja.
Pagamentos instantâneos
Recentemente o Banco Central lançou o PIX, serviços de pagamento instantâneo, como um novo método de pagamento para compras físicas e online. Mais de 50 países já contam com a tecnologia e agora os brasileiros estão conhecendo essa nova maneira de fazer pagamentos sem precisar de vínculos com bancos ou cartões de crédito. A tendência é que no próximo ano, os pagamentos instantâneos eliminem a resistência de consumidores que ainda possuem algum tipo de receio em comprar pelo comércio online por medo de golpes ou fraudes. Se você quiser saber mais sobre como implementar o PIX como forma de pagamento no seu ecommerce leia o texto que escrevemos no blog sobre o assunto.
Assinatura como modelo de negócio
Os clubes de assinatura estão fazendo cada vez mais sucesso no comércio online. Grandes marcas já entenderam as vantagens desse modelo de negócio, como Amazon, Playstation e Apple, o que solidifica ainda mais esse movimento como uma tendência para 2021. As assinaturas estão ganhando espaço em diversos segmentos, como por exemplo, da beleza, saúde, esporte, educação, gastronomia, entre outros. Com um modelo de assinatura, é possível aumentar o valor que cada cliente proporciona para a sua loja a longo prazo. Se você ainda não pensou nesse modelo de negócio, talvez 2021 seja o momento certo para investir em uma nova maneira de fidelizar o seu público.
Shoppable
Os QR Codes ganharam espaço nos programas de tv em 2020. O recurso tem sido muito utilizado em inserções que falam diretamente com o público sobre determinado produto. Para 2021, a tendência vai além. Sabe aqueles acessórios que só a sua personagem preferida da novela usa? A tendência é que você não precise mais buscar onde comprar. Enquanto você assiste o capítulo, um QR Code aparecerá na tela para que em poucos cliques seja possível comprar o item utilizado pelo elenco. E não é apenas a tv que contará com o recurso. A Netflix está se preparando para lançar a tecnologia que permitirá que o usuário compre os itens exibidos nos seriados.
A tecnologia no comércio online tende a elevar a experiência do usuário em todos os sentidos.
2021 promete grandes ações para o comércio online, agora basta aguardar para saber se elas ganharão força e como poderão impactar o mercado. Você está pronto para acompanhar esse movimento?
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