Ter uma estratégia de conteúdo bem elaborada é fundamental para qualquer e-commerce. Isso porque, quando bem trabalhado, o conteúdo cumpre o papel de vendedor e esclarece todas as dúvidas e quebra as objeções que surgem durante a jornada de compra. Além disso, contar com um blog bem estruturado, contribui para o alcance das primeiras posições nos sites de busca, aumentando ainda mais as chances de atrair novos visitantes em potencial para a sua loja.
Porém, não basta escrever qualquer coisa de qualquer jeito. Para ter bons resultados com conteúdo, é preciso fazer um bom trabalho de SEO e entender minimamente as estruturas que o Google considera adequadas para uma boa posição no ranking.
Neste artigo, vamos te ajudar a elaborar um post dentro de uma estratégia de conteúdo para que fique estruturalmente de acordo com as boas práticas de SEO para o Google.
Assim, será mais fácil ter bons resultados nas buscas orgânicas.
Mas antes de começar, é importante destacar que não é necessário que seu post possua todos os itens deste guia, mas é importante tentar adicionar o máximo possível, adaptando as dicas ao seu conteúdo sem que seu texto fique muito engessado. O mais importante é não se esquecer de que um bom post deve estar alinhado com as necessidades do seu público.
[cta text=”Clique aqui e fale com a nossa equipe especializada em tecnologia!” link=”https://admin.wedigi.com.br/#wdt-contact” target=”_self” background=”#3498db” color=”#ffffff”]
Passo a passo de uma boa estrutura de post para SEO
Toda estratégia de conteúdo deve começar pela palavra-chave
As palavras-chave são os termos que você deseja ser encontrado nas buscas do Google. Por exemplo, se o seu e-commerce vende materiais para escritório, estar bem posicionado para esse termo pode ser muito interessante.
Para definir as melhores palavras-chave para o seus textos alinhadas com a sua estratégia de conteúdo, você pode utilizar o planejador de palavras-chave do Google para identificar qual ou quais palavras-chave possuem volume de buscas interessantes para o seu artigo.
O Título
Escreva algumas ideias de título para seu post. Não se esqueça de incluir nele a palavra-chave para a qual você quer se posicionar no Google. Você pode seguir a fórmula abaixo:
Frase de ação/resultado + palavra-chave com bom volume de buscas + gatilho que resolve a dor do seu público
Outra dica importante é evitar criar títulos grandes, que ultrapassam 65 caracteres, para que ele não apareça cortado nos resultados dos mecanismos de busca.
A meta descrição
A meta descrição é um breve resumo que irá complementar o título nos resultados das buscas. Basicamente, ele conta para o leitor em poucas palavras do que se trata o post que ele está prestes a clicar. É importante que a palavra-chave foco esteja presente nesse texto para reforçar a importância que ela tem neste conteúdo
A estrutura da sua meta-descrição pode seguir esse modelo:
Desmembramento do problema que o post resolve + palavra-chave e/ou palavras ou frases relacionadas
LEIA TAMBÉM: 5 erros de SEO para ecommerce que você deve evitar
A introdução
Saber iniciar bem um artigo é essencial em uma estratégia de conteúdo, pois quando o leitor não se sente atraído logo no começo, dificilmente irá continuar a leitura e todo o trabalho irá por água abaixo.
Sendo assim, é importante descrever o problema que você quer solucionar e de que forma isso impacta o seu leitor. É importante escrever uma introdução com parágrafos curtos sem esquecer de utilizar as palavras-chave foco e/ou similares. Tente explicar de maneira clara o motivo para o leitor continuar lendo o post e, claro, quais problemas o conteúdo irá resolver.
Sumário de conteúdo
Ter um sumário no seu texto vai ter ajudar a organizar o conteúdo, além de posicionar o leitor sobre o que irá encontrar e apresentar as dores que o post irá resolver. Para isso, você pode utilizar itens em forma numérica ou em bullets.
Dica: antes de criar o sumário, crie uma lista dos subtemas que o conteúdo irá desenrolar. Feito isso, desenvolva-os em forma de itens e adicione links que funcionem como atalhos para o usuário (peça ajuda ao seu desenvolvedor para colocar os links).
Exemplo:
- Introdução
- Como pesquisar sobre o tema de forma prática
- Criando um rascunho dos itens principais a serem abordados
- Definindo o planejamento de tempo para concluir o seu conteúdo
- Processo de criação do seu conteúdo
- Começo, meio e fim
- Revisão
- Conclusão
Os subtítulos
Os subtítulos ajudarão seu artigo a ficar mais fluido, além de auxiliarem na identificação dos assuntos que estão sendo tratados. É importante criar subtítulos a cada bloco de texto, de preferência utilizando palavras-chave. A estrutura dos subtítulos deve respeitar a hierarquia, iniciando com <h1>, seguindo a sequência com <h2> (o famoso Título 2) e assim por diante.
Checklist para você não esquecer de nada!
Não se esqueça de verificar se a palavra-chave está presente nos elementos a seguir:
- Título
- URL amigável
- Meta-description
- Ao longo do texto, no mínimo uma vez
- No nome do arquivo da imagem
- No atributo alt da imagem
Com o texto finalizado, não se esqueça de conferir se:
- o título possui gatilho que resolve a dor do seu público
- a hierarquia de subtítulos está correta (H1, H2, H3 etc)
- há resumo definido
- o texto está com sumário de conteúdo
- há links internos
- há links externos
- há imagens
- há legendas para as imagens
Deu para perceber que desenvolver uma estratégia de conteúdo e produzir bons artigos com estrutura para SEO não é tão simples como parece, mas com um trabalho bem feito é possível colher ótimos resultados para o seu e-commerce. Quer saber mais como é possível ter uma boa performance e aumentar o tráfego e as conversões da sua loja? Fale com a equipe de growth da we.digi e coloque o seu e-commerce em um novo patamar!
[cta text=”Clique aqui e fale com a nossa equipe especializada em growth para e-commerce!” link=”https://admin.wedigi.com.br/#wdt-contact” target=”_self” background=”#3498db” color=”#ffffff”]