Marketing com SMS o que é e como aplicar essa estratégia?

Um jovem rapaz com cabelos loiros em óculos de sol olha para o seu celular enquanto estava ao ar livre num dia de verão

As chances de uma pessoa abrir uma mensagem em seu celular é bem mais alta, cerca de 90%, se comparada a uma abertura de conteúdo ou mensagem numa plataforma ou e-mail. Isso em até 5 minutos após receber a mensagem, segundo alguns estudos.

Por isso, usar um celular em suas campanhas de marketing tende a ser muito eficiente, o que se torna praticamente necessário nos dias atuais.

Segundo estudos da Marketingland, mais de 50% dos clientes desejam trocar mensagens com suas marcas favoritas.

Por isso, preparamos para você este artigo, você vai entender o que é SMS Marketing e como fazer essa estratégia funcionar. Portanto, continue conosco!

O que é Marketing com SMS

SMS significa serviço de mensagens curtas (vem do inglês: short message service). Essas mensagens podem ser trocadas via computador para um celular ou entre celulares.

Assim, podemos dizer que Marketing com SMS é uma forma da empresa compreender as necessidades de seu público, se comunicar com ele e atendê-las.

Então, com essa ferramenta a empresa pode optar por se comunicar e divulgar informações de seus produtos ou serviços com os clientes, fazer um agradecimento, parabenizar o cliente em datas especiais, oferecer uma promoção vantajosa ao cliente e assim por diante. 

Interessante, não é mesmo?

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O serviço de SMS poderia ser um substituto para o e-mail? Não, apenas um complemento da estratégia de e-mail marketing.

Marketing com SMS e o retorno sobre os investimentos 

Um dos motivos para se adotar essa estratégia de Marketing com SMS diz respeito é um alto ROI (“Return over Investment) que as empresas estão tendo, pois trata-se de um canal de marketing de baixo custo e com alta taxa de abertura das mensagens.

Possibilidade de fazer recuperação de carrinhos 

O Marketing com SMS também é uma forma de recuperação de carrinhos de compras abandonados, uma vez que é possível através dessa ferramenta promover a comunicação e o engajamento com os clientes.

Uma das principais razões para o cliente abandonar o carrinho é a insegurança e a indecisão num momento de contato com o site ou a marca. Por isso, você pode reverter isso oferecendo aos clientes cupons de descontos. É um momento oportuno usar o Marketing com SMS para fazer com que finalmente, o cliente termine sua compra.

Tiro médio, menina, usando, dela, telefone

Como fazer Marketing com SMS?

  • Permissão dos clientes: primeiramente, busque uma permissão dos clientes para envio de mensagens, não cometa spam pois pode trazer danos à marca. Para isso, você pode colocar uma caixa de marcação em seu site pedindo permissão durante a navegação do cliente, por exemplo.
  • Menos é mais: alguns estudos mostram que o ideal é enviar de 4 a 5 mensagens por mês, ou seja, não fique enchendo o cliente de mensagem para não correr o risco de estar importunando e de ser bloqueado no canal de comunicação. Outro detalhe é que sua mensagem precisa ser direta e clara para o cliente.

Seja interessante: no conteúdo da mensagem escolha formas de interagir com o cliente de modo a causar nele uma experiência marcante e positiva, você pode trabalhar com jogos de perguntas e respostas, oferecer um conteúdo de valor, uma curiosidade etc.

  • Monitore: monitore a taxa de abertura de cada mensagem, assim como a taxa de cancelamento de inscrição. Veja quantos abriram a mensagem, quantos optaram por sair, e quantos deram um feedback à sua empresa. Isso é importante para identificar o que fazer e não fazer com o uso dessa estratégia. 

Aquelas mensagens com mais interação do cliente é sinal que a empresa pode investir mais no mesmo formato. E da mesma forma, mensagens que não geraram engajamento, talvez tenham que ser eliminadas das suas ações.

  • Tenha um call to action claro: ou seja, em suas mensagens, você precisa deixar claro o que deseja que o cliente faça após ler sua mensagem, se é participar de uma enquete ou conhecer um novo produto e por aí em diante. 

Um dos principais problemas com essa estratégia é que muitas vezes o cliente recebe uma mensagem, mas não sabe o que fazer.

Concluindo

Neste artigo você viu o que é Marketing com SMS e como aplicar essa estratégia em suas campanhas.

Você ainda pode contar com esse recurso de SMS automático do we.tools para recuperação de boletos e pedidos cancelados com a nossa plataforma, basta acessar https://admin.wedigi.com.br/we-tools-a-ferramenta-que-voce-precisa-conhecer/

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Como você viu, essa ferramenta tem se tornado uma ferramenta de marketing imperativa diante o aumento do uso dos celulares pelas pessoas no mundo todo.

Agora é com você! Se você ainda não adota essa ferramenta, comece hoje ainda e colha bons resultados.