Quando o marketing digital surgiu, muitos questionamentos vieram à tona sobre a sua eficácia e se de fato iria evoluir dentro das necessidades das empresas. Não precisou muito tempo para constatar que, sim, o marketing digital veio para ficar e, em muitos momentos, colocou em cheque se seria o substituto do marketing tradicional.
Nem uma coisa, nem outra. O marketing digital não vai morrer tão cedo e nem vai matar o marketing offline.
Mas uma coisa é certa, esse tipo de estratégia trouxe muitos benefícios para empresas de todos os portes e, um deles é poder mensurar cada ação realizada e entender se os resultados foram satisfatórios ou não para alcançar as metas da empresa.
Para que isso aconteça, é fundamental ter um plano de métricas e determinar que números fazem sentido serem acompanhados, afinal, não basta coletar todos os indicadores que as ferramentas disponibilizam para você, é preciso entender o que eles querem dizer e se são realmente relevantes para o seu negócio.
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Plano de métricas: O que é?
Plano de métricas é um documento feito com o objetivo de cruzar informações comerciais com os resultados de marketing. Ele pode ser feito em um formato de planilha que contenha as metas gerais da empresa e quais ações dentro do marketing serão acompanhadas para indicar que os resultados estão sendo alcançados ou não.
Para que suas estratégias sejam cada vez mais efetivas, não basta ter um plano de ação brilhante, é preciso ter clareza do que esperar, se terá impacto nas metas da empresa e quais foram os resultados disso tudo. Definitivamente, fazer qualquer coisa às cegas não cabe dentro de uma estratégia digital. É preciso saber muito bem os resultados de cada ação, ou então, muito dinheiro irá embora pelo ralo.
Ter um plano de métricas vai tornar a leitura dos dados mais simples e te ajudar a mensurar as ações mais relevantes para o seu negócio.
Por que você deveria ter um plano de métricas?
Ficou claro que o plano de métricas vai te ajudar a entender melhor os dados gerados pelas ações de marketing e cruzar com os objetivos de negócio, certo? Mas não é só isso.
O plano de métricas vai te ajudar a mensurar outros indicadores que podem ser fundamentais para o sucesso das suas campanhas, como por exemplo, fazer uma avaliação do ROI (Return over Investment) das suas ações digitais, entender quais são os melhores canais para a sua marca atuar, estabelecer o orçamento necessário para marketing, monitorar o desempenho das campanhas seguindo os objetivos estipulado, desenhar novas jornadas de geração de leads e vendas de acordo com os resultados analisados, tomar decisões mais inteligentes baseadas em dados concretos, entre tantos outros.
E o que mudou após o coronavírus?
Acredite, essa pergunta é muito mais pertinente do que você imagina. Com a pandemia que se alastrou pelo mundo, muitas empresas estão tendo que se reinventar para não fechar as portas e, migrar para o digital tem sido uma das alternativas.
Não só a forma como as empresas estão trabalhando mudou, mas principalmente, a forma como os usuários estão consumindo conteúdos digitais. Isso fez com que muitos planos de métricas fossem revistos para entender como se adequar a esse novo momento da internet.
É muito importante ter cautela para fazer avaliações conclusivas nesse período. Por ser uma situação extremamente nova para todos os mercados, nem tudo deve ter somente foco em conversão, afinal, é um momento de (re)construção.
Outro fator importante para levar em consideração no seu plano de métricas, é que os dados gerados nesse período não necessariamente refletem um padrão confiável do mercado, seja para cima ou para baixo. Esteja pronto para redefinir os indicadores a serem mensurados nesse momento e também, para redesenhar seu planejamento quando a situação estiver mais controlada.
Você pode começar verificando como estão as suas principais métricas, como por exemplo, o ROI por canal e o CPA. Analisar esses dados vai te fazer ter uma prévia da saúde da sua campanha nesse período.
Outra forma de reavaliar o seu plano de métricas é verificar os resultados no período de 1 a 15 de março, período que antecedeu as grandes mudanças devido ao Coronavírus no país, e o que mudou no período de 16 a 30 de março. Começar por esse recorte te dará alguns insights de quais parâmetros deverão ser mensurados por enquanto e o que esperar das novas condições do mercado para as próximas semanas.
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Se ter um plano de métricas é algo novo para você, ainda mais em um momento tão delicado como o que estamos enfrentando, conte com a equipe de especialistas da we.digi para te ajudar nesse momento, sem dúvida o seu plano de métricas estará em boas mãos e você terá uma leitura muito mais descomplicada dos seus resultados. Agora, mais do que nunca, é preciso minimizar margens de erro para fazer com que as suas campanhas fechem com ROI positivo e contribuam com as metas de negócio da empresa.
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