Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Dê o play e confira!
O que inicialmente era apenas um aplicativo de mensagens instantâneas, hoje pode ser usado até mesmo como meio de pagamento. Desde maio de 2021, a função de pagamento pelo Whatsapp foi liberada para transferências entre pessoas físicas com a promessa de facilitar transações entre os usuários do app.
Apelidada de ‘PIX para pequenos valores’, a função de pagamento pelo Whatsapp pode ser usada diariamente e sem taxas, desde que não ultrapasse a quantidade máxima de 20 transações por dia no valor de até 1 mil reais cada e não passe do valor de R$5.000 por mês.
Segundo o diretor de operações do Whatsapp, Matt Idema, ter novos meios de pagamento de forma segura é extremamente importante nesse momento que estamos vivendo. Além de minimizar a exposição das pessoas durante a pandemia, o pagamento pelo Whatsapp expande o acesso a serviços financeiros e contribui para que mais pessoas participem da economia digital.
Confira neste artigo, como o pagamento pelo Whatsapp funciona e o que é preciso para ativar o recurso na sua conta.
[wpforms id=”130″ title=”true” description=”true”]
Pagamento pelo Whatsapp: como funciona?
A princípio, o serviço será liberado gradualmente e aceitará o uso de cartões de débito, pré-pago, ou cartões que oferecem a opção débito e crédito de bancos parceiros e com a bandeira Visa e Mastercard. Até o momento, o recurso não aceita cartões de crédito para enviar pagamentos pelo Whatsapp.
Atualmente, o mecanismo dessa função é operado pela Cielo, porém, segundo a empresa, eles seguem abertos para parceria com outras empresas.
Outra informação importante para quem está interessado em começar a fazer pagamento pelo Whatsapp é que as transações só poderão ser realizadas em reais e dentro do país.
Os pagamentos só poderão ser feitos dentro do Brasil, e em reais. Além disso, mesmo com o teto de R$5.000 por mês e um limite de 20 transações por dia, desde que não ultrapasse R$1.000 cada, os bancos parceiros poderão liberar limites menores para garantir maior segurança nas operações.
Já que estamos falando sobre os bancos, confira a seguir, quais bancos já fazem parte desse novo recurso:
Bancos parceiros da função Pagamento pelo Whatsapp
- Banco do Brasil: Visa;
- Banco Inter: Mastercard;
- Bradesco: Visa;
- Itaú: Mastercard;
- Mercado Pago: Visa;
- Next: Visa;
- Nubank: Mastercard;
- Sicredi: Mastercard e Visa;
- Woop, a conta digital da Sicredi: Visa
Saiba como ativar o recurso na sua conta
Se você ainda não encontrou a opção para liberar o pagamento pelo Whatsapp na sua conta, não se preocupe. Assim como dissemos, a função está sendo liberada aos poucos para todos os usuários brasileiros.
Agora, se o seu app já está liberado para realizar transações, basta configurar com os dados necessários e começar a usar!
A configuração é simples.
1º Confira se a função está liberada na sua conta. É possível verificar dentro de qualquer conversa, clicando no ícone do clipe. Se estiver disponível, apareça a opção “Pagamento”
2º Ao clicar na opção pagamento, siga as instruções para configurar a forma de pagamento e cadastrar os dados do cartão. Lembre-se que não é possível usar um cartão de crédito.
3º Cadastre um PIN de segurança.
Pronto. Agora a sua conta já estará pronta para fazer e receber pagamento pelo Whatsapp e convidar outros usuários para habilitar a função.
Quer se atualizar sobre o mercado digital? Assine nossa newsletter, acompanhe o blog we.digi e fique por dentro!