Um dos principais indicadores de performance dentro de um ecommerce é a taxa de conversão final. Não tem muito como fugir desses números quando falamos em acompanhamento de vendas e sobre projeção de crescimento de uma loja online. Existem várias formas de acompanhar a evolução de um negócio online e, uma delas, é por meio do painel de vendas presente em quase todas as plataformas de ecommerce.
Na Vtex, por exemplo, o acompanhamento dessa evolução é feito dentro da área insights. Lá é possível visualizar detalhadamente todo o funil de conversão e as principais métricas que podem ter impacto direto na receita do seu ecommerce.
Além do número final, o painel de vendas da VTEX apresenta informações relevantes para auxiliar as análises estratégicas que irão direcionar suas próximas ações, como por exemplo: sessões, pedidos, conversões, receita e ticket médio. Porém, é importante destacar que esse painel não registra dados de sessões e conversão de pedidos feitos em marketplaces.
[wpforms id=”130″ title=”true” description=”true”]
Painel de vendas: Por que olhar além das conversões?
Uma conversão diz muito mais do que apenas um pedido realizado com sucesso. Por trás dessa taxa é possível fazer uma leitura sobre a performance do seu negócio e como implantar melhorias que alavanquem os resultados finais. Não basta abrir o painel de vendas uma vez ao mês e constatar que o número de pedidos foi abaixo do esperado. Com uma ferramenta que apresenta outras métricas relevantes para a jornada de compra é possível entender mais a fundo como o comportamento do usuário está refletindo nas conversões finais.
Quer um exemplo? Quando o acesso à loja está baixo (o que chamamos de número de sessão), as conversões certamente também acompanharão esse movimento. Não tem como esperar um grande volume de vendas sem um grande volume de acesso, concorda? Pensando assim, o primeiro desafio a ser resolvido é entender como levar mais pessoas para dentro da loja e, depois disso, criar gatilhos que levem esse público para uma nova etapa de funil até chegar na conversão final.
Os insights da VTEX
No painel de vendas da VTEX, também conhecido como insights, você encontra esse tipo de informação em três momentos: em Visão Geral, Detalhes e Funil de conversão. Os painéis apresentam comparativos entre o dia atual (Hoje) e um dia anterior (Ontem, 7 dias atrás, 4 semanas atrás ou 12 semanas atrás), possibilitando realizar análises periódicas personalizadas de acordo com a necessidade do usuário.
Entenda a seguir a diferença entre eles:
Painel Visão Geral: nessa área você terá acesso a comparação do valor consolidado das métricas do período selecionado. Para facilitar, você ainda pode visualizar a variação percentual entre os dias.
Painel Detalhes: para uma análise mais aprofundada, esse painel apresenta a evolução das métricas ao longo do dia, mostrando também gráficos referente ao desempenho em horários específicos.
Painel Funil de conversão: é nessa área que você poderá acompanhar o volume de sessões nas etapas intermediárias do fluxo de compra e visualizar as oportunidades de otimização da taxa de conversão da loja.
Nesse último painel, é possível ter mais clareza do comportamento dos usuários durante a navegação, pois nele são apresentados dados mais específicos como quando uma página de produto é acessada pelo usuário durante a sessão, quando um produto é incluído no carrinho pelo usuário durante a sessão, quando dados para entrega são preenchidos pelo usuário durante a sessão e quando dados de pagamento são preenchidos pelo usuário durante a sessão.
Ficou claro do porque um painel de vendas deve ser visto como uma ferramenta estratégica? A partir dele, muitas outras melhorias podem ser aplicadas, inclusive na usabilidade do site, contribuindo para o aumento das conversões.
Como ter acesso ao painel de vendas da VTEX
Todos os ecommerces que utilizam a plataforma VTEX têm acesso a esses painéis analíticos dentro da área administrativa, basta fazer o login na área Admin da VTEX ir em Analytics > Insights.
Para quem está cogitando uma mudança de plataforma para ter acesso a esse e outros benefícios que somente a VTEX entrega, fale com a nossa equipe de tecnologia e saiba todos os passos para realizar a migração com segurança e profissionalismo. Com o núcleo de tecnologia da we.digi, a we.digi.tech, você poderá contar com suporte especializado para as etapas de implantação, evolução e manutenção do seu ecommerce com segurança e tranquilidade. Entre em contato e potencialize o desempenho do seu ecommerce de forma descomplicada.
[cta text=”Clique aqui e fale com a nossa equipe especializada em tecnologia!” link=”https://admin.wedigi.com.br/#wdt-contact” target=”_self” background=”#3498db” color=”#ffffff”]