Você já deve saber que o marketing digital para ecommerce é uma poderosa estratégia para aumentar as vendas online, não é? Sem ele, atrair o público certo no momento certo se torna uma tarefa difícil para fortalecer a marca e apresentar os produtos com maior compatibilidade para que a conversão aconteça.
Uma importante ferramenta do marketing digital para ecommerce é o content marketing, ou em português, marketing de conteúdo com também é conhecido. Essa estratégia para as lojas digitais tem ganhado cada vez mais relevância por cumprir um papel muito próximo que um vendedor poderia desempenhar em uma loja física.
Como assim?
Ao buscar um produto em uma loja online, muitas vezes, as dúvidas surgem e, sem a figura de um vendedor ativo, a venda pode não acontecer por falta de informação. Quando temos um conteúdo bem trabalhado, ele pode nutrir o usuário com informações relevantes sobre o produto, sobre a marca, sobre o mercado e tantos outros aspectos que fortalecem o vínculo e torna a compra um processo muito mais seguro e confiável.
Além disso, implementar uma estratégia de conteúdo no marketing digital para ecommerce traz uma série de outros benefícios técnicos que podem aumentar o tráfego no site e tornar o funil de vendas muito mais efetivo.
Levando tudo isso em consideração, com o novo aplicativo de integração ao WordPress, as lojas desenvolvidas com VTEX IO poderão incorporar páginas, posts e categorias publicados em sites e/ou blogs desenvolvidos no WordPress. Continue a leitura e entenda a importância de ter uma estratégia de conteúdo alinhada com o marketing digital para a sua loja e como essa novidade da VTEX pode ser aquele impulso que faltava para dar início a essa estratégia.
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O papel do SEO no marketing digital para ecommerce
Pensar em performance nem sempre envolve investimento em mídia paga. O SEO é uma importante estratégia para posicionar o seu ecommerce em primeira colocação nos sites de busca e levar tráfego qualificado para a sua loja.
Com técnicas adequadas e boas práticas de SEO, o conteúdo se torna uma das principais ferramentas para atrair mais visitantes com potencial de compra sem ter que investir em outros formatos de divulgação.
Para que o SEO resulte em um bom desempenho é fundamental ter atenção em alguns pontos específicos, como:
- Utilizar palavras-chave no funil de vendas
- Ter uma boa estrutura de texto que contenha Title, headingtags, meta description, url amigável, imagens otimizadas, entre outros
- Linkagem interna
- Descrição de produtos e/ou categoria
Outra forma de utilizar o conteúdo como força de marca dentro do marketing digital para ecommerce é por meio do inbound marketing, outra importante estratégia do marketing que tem apresentado grandes vantagens para players de diversos portes e segmentos.
Como incluir o inbound marketing em uma estratégia de marketing digital para ecommerce
Resumidamente, o inbound marketing, ou marketing de atração como também é chamado, consiste em trabalhar o conteúdo com foco nas etapas da jornada do consumidor e do funil de compra.
O objetivo desse tipo de ação visa atrair, converter e encantar clientes e se distanciando das estratégias de publicidade tradicional, onde há um grande esforço para oferecer o produto ao consumidor, já que no inbound a ideia é que o consumidor sinta-se atraído pela marca e passe a buscá-la.
No inbound marketing, os conteúdos são trabalhados basicamente em três etapas do funil de compra alinhado à jornada de compra:
- Topo — Aprendizado e descoberta
- Meio — Consideração e intenção
- Fundo — Avaliação e decisão
Esse tipo de estratégia utilizando o conteúdo para o marketing digital para ecommerce é extremamente positiva, pois atende às necessidades e dores da persona de acordo com a sua intenção de compra.
Como o novo aplicativo da VTEX IO pode auxiliar nessas estratégias?
Como agora as lojas desenvolvidas em VTEX IO podem utilizar páginas e postagens (inclusive as de categorias) do blog da sua marca diretamente dentro da loja, utilizar diferentes estratégias de conteúdo ficará muito mais fácil.
Segundo a plataforma VTEX, a mudança foi feita, pois reconhecem que a integração do blog na loja é utilizar uma poderosa ferramenta de marketing de conteúdo que pode, por exemplo, alavancar vendas, ajudar a aumentar o engajamento, o alcance e o reconhecimento, além de construir uma comunidade para a marca.
Se a sua loja já é desenvolvida em VTEX IO, basta instalar o app na VTEX App Store e seguir as instruções na documentação da plataforma para configurar a integração. Se seu ecommerce ainda não estiver em VTEX IO e você desejar ter esse e outros benefícios da plataforma, fale agora com a nossa equipe de tecnologia e saiba o que é preciso para fazer a migração o quanto antes.
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